quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Apresentação

Este blog está sendo desenvolvido por um grupo de alunas inscritas na Atividade Acadêmica Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, ministrada por Eliane Schlemmer e Suzana Cini Freitas Nicolodi, na busca criar um espaço de aprendizagem inserido no mundo digital.

Tendo como plataforma temática a "Educação Digital", optamos por desenvolver um projeto de aprendizagem aonde iremos problematizar e investigar as novas tecnologias que podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem, e que viabilizem o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas visando à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

O grupo de pesquisa tem como participantes: Elisa Storck, Mauriane Pacheco, Mayara Ely, Vanessa Magalhães, e todos que desejarem contribuir!

Problemática do projeto:
Quais recursos tecnológicos existem para auxiliar no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais?
Foco:
Investigar as novas tecnologias que podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem, e que viabilizam o desenvolvimento de nova práticas pedagógicas visando à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
Dúvidas e certezas provisórias:
O que seria a inclusão digital?
O que determina se uma pessoa é excluída digital?
Será que as escolas possuem recursos, mas não sabem utilizá-los?
Sabemos que exitem recursos tecnológicos para alunos com necessidades educacionais especiais, porém não os conhecemos.
Os recursos tecnológicos seriam uma maneira de possibilitar a autonomia dos alunos nos processos de ensinos aprendizagem em sala de aula.
Os professores conhecem esses recursos?
Objetivos:
1) Criar um blog utilizando desta tecnologia como instrumento para o desenvolvimento da pesquisa objetivando que este seja suporte para novas aprendizagens;
2) Compreender como a inclusão vem sendo entendido no campo da Educação Digital;
3) Pesquisar variadas tecnologias que podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais;
4) Discutir o uso destas tecnologias e como essas podem auxiliar no processo de inclusão nas instituições de ensino, na sociedade, no mercado de trabalho, entre outros;
5) Analisar como as tecnologias encontradas podem possibilitar novas práticas pedagógicas visando à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.
E você conhece algum recurso tecnológico que possa auxiliar no desenvolvimento das práticas pedagógicas com alunos da Educação Especial? Tem alguma dúvida? Teve alguma experiência e deseja compartilhar? Ou deseja saber mais sobre a temática da nossa pesquisa e nossas descobertas?! AQUI É O LUGAR!!!
Fique ligado no nosso blog... e no decorrer do semestre estaremos dividindo este novo espaço de aprendizagem!!!

3 comentários:

  1. Pesquisando na net achei um projeto de informática para deficientes visuais realizado pela SEACIS (Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social) de Porto Alegre onde os participantes recebem noções de Windows, Word, Excel e Internet, por meio do software Virtual Vision (leitor de tela do programa Office XP)que lê a tela do computador para que o aluno saiba o que está conectando e produzindo no microcomputador. .
    O projeto integra a ação Deficiente Produtivo do Programa de Governo Porto da Inclusão. Iniciado em 2006, o Centro de Capacitação Digital formou 37 alunos até julho de 2009.

    Centros de Capacitação Digital
    Usina do Gasômetro
    Avenida João Goulart, 551 – Bairro Centro
    90010-120 – Porto Alegre – RS
    Fone: (51) 3433-7652/7653

    Postado por Vanessa Lima Magalhães

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  2. Formas de acesso ao computador
    As formas de acesso ao computador podem ser divididas em quatro grupos:
    Pessoas que não precisam de recursos especiais: são os usuários que apresentam alguma dificuldade de acesso mas não o suficiente para necessitar de adaptações.

    Pessoas que necessitam de adaptações em seu próprio corpo: são os usuários que se beneficiam de órteses colocadas nas mãos ou dedos que facilitam o teclar. Alguns necessitam de pulseira de peso para diminuir a incoordenação e outros de faixas para restringir o movimento dos braços. A indicação desses recursos deve ser feita por um terapeuta ocupacional. Essas pessoas vão utilizar o computador sem modificações.

    Pessoas que necessitam de adaptações do próprio computador: são os usuários para os quais a introdução de recursos no próprio corpo não são suficientes ou não são eficazes.

    ADAPTAÇÕES:

    Colmeia de acrílico- colmeia é uma placa confeccionada de acrílico transparente onde são feitos furos do tamanho das teclas. A função dos furos é facilitar o acesso da criança ao teclado sem que ela aperte todas as teclas ao mesmo tempo. Esse recurso é também utilizado para o teclado da máquina elétrica.
    Teclados alternativos - Os teclados alternativos podem ser reduzidos ou ampliados. O teclado expandido possui letras maiores, em alto contraste e com menor número de informações na prancha. O teclado reduzido é utilizado quando a pessoa tem boa coordenação, mas pequena amplitude de movimento.
    Teclado sensível - O teclado sensível é uma prancha que pode ser programada em zonas de tamanhos variáveis. Funciona associado a um programa que realiza a programação do número de informações, local de pressão e que pode estar ou não associado a um sintetizador de voz.
    Mouse adaptado - existem vários modelos: mouse com 5 botões, cada um deles faz o cursor andar para uma direção e o último é o do click ou double click; mouse cujo movimento do cursor acontece através de rolos; mouse em formato de caneta, entre outros.
    Tela sensível ao toque- onde o usuário com o dedo na tela comanda o cursor do mouse.
    Pessoas que necessitam de programas especiais: os usuários que necessitam de programas especiais são aqueles que vão interagir com o computador com o auxílio de acionadores externos, por não serem capazes de utilizar o teclado e o mouse, mesmo adaptados.
    Os programas Comunique e Teclado Comunique são exemplos de softwares desenvolvidos no Brasil para o trabalho da Comunicação Alternativa. Os dois programas foram desenvolvidos pela terapeuta ocupacional Miryam Pelosi e são distribuídos gratuitamente nesse site.
    Texto capturado do site em 25/04/07: http://www.tecnologiaassistiva.com.br/adcaa/comput/computador.asp

    Postado por Vanessa Lima Magalhães

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  3. Pessoal!
    Com a entrada da Rosângela no grupo, vocês passam a ter 5 participantes, sendo assim, gostaria de lembrar que grupos com mais de 4 integrantes devem eleger duas tecnologias para desenvolver seu projeto, além do blog, qual é a outra?
    Bjs, Suzana

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