terça-feira, 15 de setembro de 2009

Referente ao Projeto

O referido projeto que busca investigar e debater, se apóia em duas das grandes questões a serem problematizadas na educação atualmente, a educação digital e a inclusão.
Sendo que a Educação Digital foi a plataforma temática para o desenvolvimento dos projetos de aprendizagem propostos na Atividade Acadêmica anteriormente referida. E a inclusão, foi a questão que escolhemos e que compreendemos como sendo necessária ser abordada, e a qual iremos nos dedicar em nosso processo de aprendizagem.
Segundo o site do MEC (http://www.mec.gov.br/), há um grande crescimento na oferta e na busca de vagas para alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular.



O processo de inclusão, surge da premissa de uma escola para todos, da universalização da escola, sendo assim é necessário garantir o acesso e a permanência de todos os alunos na rede regular de ensino.

Compreendemos aqui, que a inclusão está para além do projeto do colocar para dentro das salas de aula, que é preciso garantir a permanência dos alunos, sendo eles de grupos minoritários como os deficientes, os com altas habilidades, marginalizados sociais, com diferenças linguísticas, entre outros, que estão a margem do projeto da escola moderna. Acreditamos e defendemos que inclusão depende das relações que se estabelecem no processo escolar, e é fundamental investigarmos quais recursos tecnológicos podem possibilitar a melhoria na aprendizagem, mas também muitas vezes nas relações destes sujeitos, disponibilizando através destas novas formas de comunicação.

Bom já destacamos que o uso das novas tecnologias podem auxiliar no processo de aprendizagem, de comunicação, mas também queremos desenvolver este projeto para refletirmos, para além do uso técnico e pedagógico destes recursos, contribuindo com reflexões das dificuldades que muitos desses sujeitos encontram, dos direitos de acesso para todos, debatermos sobre o uso destas tecnologias na sala de aula, no trabalho, reconhecermos as lutas dos grupos, entre outras tantas questões que ultrapassam a questão da tecnologia como material a ser conhecido.

Por tudo estes motivos expostos acima, estamos motivadas em abordar esta questão, tão polêmica, tão emergente no campo da educação atualmente. E assim, com essas questões acreditamos que possamos contribuir através dos conhecimentos, que pretendemos, pesquisar e dividir em nosso blog, com novas formas de pensar a inclusão, e principalmente, que podemos através das novas tecnologias reformular, (re)significar as relações com nossos alunos, possibilitando que as tecnologias possam propiciar adaptações físicas e pedagógicas.

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