quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Novas tecnologias como apoio ao processo de inclusão escolar

Todas as escolas teriam que ter por lei tecnologias Assistivas. Denomina-se Tecnologias Assistivas, todos os recursos que contribuem para proporcionar a vida independente aos deficientes.

Um dos programas mais conhecidos para portadores de deficiência visuais é o DOSVOX. O software consiste em um sistema para computadores da língua PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz, ele viabiliza o uso de computadores para o portador de necessidades visuais que passa a ter independencia no estudo e no trabalho. O sistema conversa com o deficiênte visual em português. O DOSVOX é composto por sistemas operacional, sistemas de síntese de fala, formatador para braille, agenda, calculadora, preenchedor de cheques e jogos.
Outra Tecnologia é o simulador de teclado (ST) é um programa que possibilita o uso do computador a pessoas portadoras de deficiência física ou motoras. Desenvolvido pelo NIEE, Núcleo de Informática na Educação Especial da UFRGS, ele pode ser utilizado por qualquer pessoa (alfabetizada) que consiga movimentar alguma parte do corpo com a qual possa controlar um dispositivo chamado acionador ou uma tecla do teclado convencional. É dirigido ao usuários com escassa ou nenhuma experiência anteriores no uso do programa ou de outos sistemas similares com explicações que exemplificam a sua utilização.Por isso constitui-se em um meio alternativo de uitilizar outros programas, como sistemas opercionais, editores de textos, bancos de dados, línguagem de programação, entre outros. Acompanha o disquete do sistema um Manual do Usuário que explica como é e como deve ser utilizado o ST, íncluindo uma introdução ao sistema operacional e a um editor de texto. O ST simula na tela do computador uma apresentação do teclado convencional agregando um sistema de varredura contínua, ou seja, iluminando de forma diferenciada, por um pequeno período de tempo que pode ser definido pelo usuário cada um dos caracteres e símbolos representados na tela.

O computador também é uma tecnologia para pessoas com paralisia cerebral.
Para um aluno com paralisia cerebral, que não fala , não caminha, utiliza o computador como o seu caderno.

Outra tecnologia se chama Colméia (suporte colocado sob o teclado do computador, assim a pessoa que possui dificuldades de coordenação motora , não bate em outras teclas na hora da digitação.

Mesa inclusão é outra tecnologia, é uma mesa com desing universal que permite ajustar o monitor do computador na altura correta. Desta forma este aluno obtém um ajuste bigonômico.

Postado por Vanessa Lima Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário