domingo, 25 de outubro de 2009

Deficientes Mentais

Como sabemos as pessoas com deficiência mental precisam de auxilio para poderem utilizar as variadas tecnologias que existem, isso devido algumas limitações que os cercam. Não necessitam apenas de auxilio para utilizarem essas ferramentas, mas precisam da compreensão do ser humano, pois precisam de ajuda, como para se locomover e até mesmo para conseguir responder adequadamente as demandas da sociedade.
Mas para auxiliar na educação digital dessas pessoas com necessidades especiais, temos algumas adaptações feitas nos computadores:

ADAPTAÇÕES:

Colmeia de acrílico- colmeia é uma placa confeccionada de acrílico transparente onde são feitos furos do tamanho das teclas. A função dos furos é facilitar o acesso da criança ao teclado sem que ela aperte todas as teclas ao mesmo tempo. Esse recurso é também utilizado para o teclado da máquina elétrica.

Teclados alternativos - Os teclados alternativos podem ser reduzidos ou ampliados. O teclado expandido possui letras maiores, em alto contraste e com menor número de informações na prancha. O teclado reduzido é utilizado quando a pessoa tem boa coordenação, mas pequena amplitude de movimento.

Teclado sensível - O teclado sensível é uma prancha que pode ser programada em zonas de tamanhos variáveis. Funciona associado a um programa que realiza a programação do número de informações, local de pressão e que pode estar ou não associado a um sintetizador de voz.

Mouse adaptado - existem vários modelos: mouse com 5 botões, cada um deles faz o cursor andar para uma direção e o último é o do click ou double click; mouse cujo movimento do cursor acontece através de rolos; mouse em formato de caneta, entre outros.

Tela sensível ao toque- onde o usuário com o dedo na tela comanda o cursor do mouse.


http://www.tecnologiaassistiva.com.br/adcaa/comput/computador.asp

Postado por Mayara Ely

Um comentário:

  1. Achei muito interessante o desenvolvimento do projeto das colegas, pois elas estão preocupadas com a questão da inclusão e também com a adptação dessas pessoas nas escolas. Falo isso por que percebo que, a maioria das escolas não estão preparadas para encarar essa nova realidade digital, e muito menos preocupados com a inclusão de pessoas com deficiência.
    Parabéns pela iniciativa do grupo.

    Maria.

    ResponderExcluir