quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Recursos de Acessibilidade Relacionadas ao uso do Computador para pessoas com Paralisia Cerebral

Iniciei minha busca sobre acessibilidade para pessoas com Paralisia Cerebral após perceber a facilidade de uma aluna para utilizar o computador, mesmo tendo um comprometimento motor significativo devido à rigidez muscular.

Ao observá-la na sala de informática, a sua vontade de utilizar o mouse, de realizar as atividades.

Na minha busca por hardwares que facilitassem o trabalho ela, encontrei algumas possibilidades, num primeiro momento focada nela, na sua aprendizagem, cito eles abaixo:

"teclado colméia": um dispositivo que quando encaixado sobre o teclado comum impossibilita que mais de uma tecla seja pressionada ao mesmo tempo. Pode ser feito de acrílico ou de plástico.
Já solicitei a compra de um computador para essa aluna, creio que isso vai proporcionar um desenvolvimento dela nas questões de aprendizagem da linguagem escrita.
Esse é um ótimo exemplom da utilização da tecnologia dentro da escola possibilitando um melhor desenvolvimento dos alunos que não conseguem utilizar lápis e papel.

Postado por Mauriane Pacheco.

3 comentários:

  1. Olá Mauriane,
    Muito bom o blog de vocês. Parabéns.
    Vou utilizar para consulta.
    Bjs
    Deise Szulczewski

    ResponderExcluir
  2. Tambem amei o blog de voces!!! Tem reportagens muito boas que ja estou recomendando para minhas colegas de trabalho.Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Meninas que blog hein?! Muito bom...
    várias sujestões de filmes, textos variados, etc. O assunto trabalhado pelo grupo é muito interessante, é importante a educação digital na inclusão, ela facilita bastante o apredinzado.
    Parabéns pelo desempenho até o momento!
    Abraços.

    ResponderExcluir