quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Inclusão no Ensino Superior

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS

O Laboratório Adaptado de Informática (LAI), vinculado ao Serviço de Atenção ao Acadêmico (SAAc), é um espaço especial de convivência para alunos com deficiência visual. Criado no ano de 1998, o espaço possibilita o acesso à informação (braille ou computador adaptado). O laboratório conta com seis computadores com softwares especializados (sintetizadores de voz e ampliadores de tela), uma impressora braille, um circuito fechado de televisão (CCTV) com capacidade de ampliação de até 30 vezes, dois scanners com programas especializados de transcrição de texto, além de todo um trabalho de apoio realizado por monitores.

Objetivos

  • A valorização das possibilidades individuais e das necessidades de adaptação de cada pessoa à vida acadêmica com o máximo de autonomia no âmbito de suas capacidades e limitações, facilitando a comunicação entre os alunos e os professores, com base nas novas tendências de aprendizagem e no uso das novas tecnologias.

PUCRS

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul através da Faculdade de Educação (FACED) - Departamento de Estudos Especializados - DEE, criou em 2001 o Laboratório de Ensino Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - LPNEE.
Este Laboratório serve para mediar o trabalho entre professor e aluno, alunos estes com deficiência visual - cegos ou de baixa visão, deficiência auditiva ou surdos. O material para o aluno cego é enviado pelo seu professor, nas férias, ao laboratório que por sua vez transcreve para o sistema Braille.

Serviços

  • Confecção e empréstimo de materiais transcritos da tinta para o sistema Braille.
  • Auxílio para deficientes auditivos ou surdos com a Língua Brasileira de sinais.
  • Atendimento a professores e alunos de diferentes turmas em suas solicitações para informação, demonstração, atividades em oficinas de ensino, bem como palestras nas Unidades Acadêmicas.

Postado por Rosângela Minossi Bonatto Roos

Nenhum comentário:

Postar um comentário