domingo, 25 de outubro de 2009

Inclusão Digital

Embora nos dias de hoje a inclusão digital já tenha um número considerável, ainda temos grandes crianças sem utilizar alguma ferramenta tecnológica, principalmente à educação especial, conforme o censo do MEC em 1999 nos mostra que 3,5% das escolas tinham acesso a internet, e que 64 mil escolas do país não tinham energia elétrica.
O que acontece é que temos em muitas escolas os laboratórios de informática, mas ou os professores não são capacitados para poderem utilizar dessa ferramenta como auxilio no processo escolar do aluno, como também o laboratório de informática está lá para ‘bonito’, porque sempre está fechado, sem os alunos poderem aproveitar deste recurso, no caso dos alunos de educação especial, além de ter o acesso a web eles necessitam de outros recursos conforme a necessidade de cada um, como do cego, por exemplo, que precisa de áudio e também teclado em braile. Como diz a pesquisadora Neide de Aquino Noffs, ‘ para se falar em inclusão digital na educação, não basta instalar computadores em escolas públicas. É preciso capacitar o professor para que ele transforme a sua aula utilizando a ferramenta digital. Além disso, seria preciso manter o laboratório de informática permanentemente aberto, com um profissional que o assumisse e ficasse responsável pela alfabetização digital.’ "Primeiro, é preciso quebrar a barreira do acesso. Depois, é preciso manter esse acesso", completa.
Acredita-se que a educação poderá mudar o futuro, ainda mais com essa nova era da tecnologia, onde os alunos gostam e mostram grande interesse em querer aprender, e porque não utilizar dessa curiosidade deles para poder complementar um conteúdo de sala de aula? Basta o governo mudar esses números de inclusão digital e capacitar mais professor para assumir as salas de informática e estar disponível sempre para todos poderem utilizar.

http://www.comciencia.br/especial/inclusao/inc01.shtml

Postado por Mayara Ely

Um comentário:

  1. PARABÉNS MENINAS! Pela aprendizagem em processo de estudo, feita neste blog.Falar sobre inclusão e suas possibilidades nos reportam há muitas interrogações,os recursos tecnológicos existem, mas não o suficiente para atender as demandas de nossa realidade,é preciso uma formação e uma preparação com sentido e prazer por um número mais elevado de profissionais existente,pois profissionais preparados ainda são insuficientes.A acessibilidade para todos com necessidades especiais, muitas vezes "negada", sem um olhar de que "todos somos capazes e todos temos possibilidades de aprender".Basta acreditar. Mara

    ResponderExcluir