terça-feira, 20 de outubro de 2009

Mafalda: diversão e reflexão

Mafalda é uma das personagens de histórias em quadrinhos com grande repercussão internacional, devido ao cunho reflexivo e as abordagens inteligentes da menina em relação a temas polêmicos da sociedade.
Se olharmos para muitos de seus quadrinhos ainda hoje podemos refletir através deles temas atuais da educação, sendo que os quadrinhos, do cartunista Quino, foram criados no período de 1964 a 1973.
O que nós leva a pensar sobre a situação da educação, utilizando de forma divertida e reflexiva as perguntas sem respostas que esta menina de 7 anos faz sobre o mundo a sua volta.

Em alguns dos quadrinhos podemos perceber ainda, a questão do uso de novas tecnológias, assim como outros temas polêmicos, como as questões de gênero, racismo, política, preocupação com o meio ambiente, entre outros.
O como lidamos com os nativos digitais, seria uma boa questão para ser abordada aqui. Como nos diria Schlemmer (2006, p.35), "eles têm outra forma de ser e estar no mundo, de conviver com as Tecnologias Digitais - TDs, fazendo emergir o que Castells (1999) denominda de "cultura da virtualidade real". Como esses sujeitos estão percebendo e convivendo com a escola, sendo que são produtos e produtores de uma cultura e sociedade para além dos muros da escola. E como a escola está lidando com este no sujeito da aprendizagem?!
Podemos questionar, pensando na educaçao digital, como percebemo ainda hoje, abrangentes possibiliades de novas tecnológias, porém estas, estão sendo utilizadas e acabam trabalhando e sendo pensadas para velhas práticas escolares.

Como disse João Luís de Almeida Machada, em seu artigo "Toda Mafalda - quadrinhos críticos, charmosos e engraçados", publicado no site http://www.planteeducacao.com.br/, "aparentemente brincadeira de criança, a leitura de histórias em quadrinhos pode muito bem nos levar a sérias e importantes reflexões sobre o mundo em que vivemos. O mais interessante em tudo isso é que ao mesmo tempo em que aprendemos e nos conscientizamos podemos nos divertir e rir de nossos descaminhos e imperfeições." (online). Através desta fala, destaco a história em quadrinho como um bom recurso para o trabalho na educação digital. Há alguns sites, que podemos construir as nossas próprias histórias em quadrinho: www.maquinadequadrinhos.com.br, www.bitstrips.com, www.pixton.com, www.toondoocom, www.creaza.com.

Abaixo deixo um vídeo, exibido em uma emissora de televisão nacional, sobre a comemoração dos 45 anos de Mafalda, para quem quiser saber um pouco mais sobre esta menina problematizadora.





Ainda... para pensarmos nos alunos, na atualidade, na era digital...

Fontes:

http://www.planetaeducacao.com.br/, http://www.miriamsalles.info/, http://www.clubedamafalda.blogspot.com/

SCHLEMMER, Eliane. O trabalho do professor e as novas tecnologias. In: Revista Textual, 2006, p33-42.


Postado por Elisa Bender Storck

4 comentários:

  1. Este diálogo em quadrinhos ilustra bem a ansiedade das pessoas em interagir compulsivamente com as ferramentas tecnológicas, fazendo cobranças quanto a participação dos amigos...
    Percebo uma desvalorização das relações humanas com conteúdo, significado, encontros físicos além dos virtuais.
    Temos que refletir sobre posturas como no desenho!
    Postado por Márcia Regina da Silva.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o vídeo da Mafalda!!!
    Ele nos serve como prova real das novas tecnologias, pois, usando a Mafalda, que sempre foi editada em livros, agora com um vídeo cheio de possibilidades... Isso é para vermos que os tempos são outros!!
    Achei muito interessante a relação que vocês fazem da insclusão com a legislação. Se é lei podemos exigir. E esta deveria ser a bandeira dos educadores, buscando o que é seu direito.
    A inclusão não se resume também em portadores de deficiência. Neste caso, podemos falar também em inclusão digital, pois sabemos que a maioria da população vive com uma renda muito baixa, o que dificulta o acesso às novas tecnologias. Então, por que a escola não pode possibilitar isso?
    A inclusão digital é um desafio a ser alcançado!!!

    ResponderExcluir
  3. Este diálogo entre o rapaz e a moça nos quadrinhos retrata exatamente como as tecnologias adentraram as nossas vidas. Vieram para ficar e evoluir ainda mais, e se não tomarmos posse delas seremos sucumbidos por essa era digital.As tecnologias tomaram conta de todos os espaços e relações entre indivíduos. Não vivemos mais sem elas. Mesmo que ainda nem todos tenham acesso às mesmas, precisamos nos empenhar para que isso aconteça e viabilizar o máximo possível a sua implementação nas escolas para que nossos alunos não sejam excluídos digitais na era da informática. Postado por Luciana gorski do carmo em 02/10/09.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo Blog colegas!
    Além de estéticamente lindo, proporciona ao grande grupo, informações significativas que contemplam e enriquecem nosso conhecimento diante deste tema tão significativo.
    Adorei as postagens, vocês consiguiram abordar diversas questões de forma muitooo criativa!
    Um abraço, Janaina Cunha!

    ResponderExcluir